Água para a sua fome
A água pode ser uma grande amiga quando você quer despistar a vontade de comer. Às vezes, a falta de hidratação é entendida pelo nosso cérebro como fome e, aí, beber um copo de água pode hidratar o seu organismo e desaparecer com o desejo de comida. Outra vantagem é que a água enche o estômago, dá uma sensação de saciedade e diminui a vontade de comer.Legumes? Por que não?
Os alimentos crus também dão uma bela forcinha quando a ideia é segurar a fome. Aliás, alimentos sólidos satisfazem mais do que os líquidos. Sempre que puder, abuse das verduras e dos legumes crus. Mas os legumes não precisam ser ingeridos apenas nas refeições principais. Eles podem ser seu lanchinho durante o dia. Resultado: você fica satisfeita por mais tempo e demora mais para comer. Minicenoura, tomate-cereja e pepino. E são pouco calóricos. Uma cenoura média (50 g) tem 25 calorias e um pepino pequeno em rodelas ou em palitos apenas 8 calorias.
Não se reprima
Deu vontade de comer algo especial e um pouquinho mais calórico? Coma, não é uma boa ideia passar vontade.
Se exagerar, compense no dia seguinte. É melhor comer um alimento de desejo com moderação do que ficar cheia de desejos e insatisfação, o que pode desanimar qualquer um a continuar na dieta.
Sentidos à mesa
Aprenda a comer com todos os sentidos. Parece loucura? Mas não é.
Ao pegar uma fruta, por exemplo, sinta seu aroma e sua textura antes de morder. Ao mordê-la, mastigue devagar sentindo seu sabor. Ouça o barulho que o alimento faz na sua boca. “Ao estimular os sentidos, você valoriza o alimento que está ingerindo e a degustação fica cheia de prazer”,
Seguindo essa regra, nada de comer enquanto está no carro, ao telefone ou vendo televisão. Ao fazer uma refeição junto com outra atividade, você nem percebe o que está comendo e o risco de exagerar – sem nenhum prazer – é maior.
Precisa de um docinho?
Se a sua fome vem com um desejo quase incontrolável de açúcar, opte por alimentos adocicados que não comprometam o corpinho.
Bata no liquidificador um iogurte desnatado (200 gramas) com duas ameixas sem caroço ou com dois damascos secos, que – acredite! – só têm 100 calorias.
Ou ainda: um iogurte desnatado misturado a duas colheres de suco em pó diet do seu sabor preferido. Misture bem e consuma apenas 75 calorias.
Mais fácil ainda é comer dois biscoitos do tipo água e sal com duas colheres (chá) de geleia dietética (75 calorias), acompanhadas de seu chá preferido.
“São opções rápidas, saudáveis e capazes de controlar o desejo de doce”.
Vá de chazinho calmante
“Sempre que sentir fome entre as refeições, tome chá frio de melissa ou de camomila. A fome pode estar ligada à ansiedade e esses chás ajudam a controlá-la.
Corra para o telefone
“Na dúvida se está ou não com fome, desvie o foco da comida”.Beba água, leia uma revista, navegue na internet ou apenas converse com uma amiga.
Olha só que bom: você fica por dentro das notícias e coloca o papo em dia. Assim, a vontade de comer vai passar sem que você ataque aquele pacote de biscoito de chocolate recheado que está na cozinha.
Respiração poderosa
Sabia que é possível diminuir a sensação de fome com um exercício bem simples de respiração? Feche a boca, deixando os lábios entreabertos, e encoste a ponta da língua na parte interna dos dentes. Em seguida, inspire pela lateral da boca e expire pelas narinas. Repita esse exercício por três minutos, algumas vezes ao dia. “Como a respiração está ligada às emoções, com esse exercício você relaxa e sente uma sensação de refrescância na boca”. Você se equilibra e sente um profundo bem-estar. “Assim, pode perceber se está com fome ou se é ansiedade e gula”.